Outras mulheres importantes na Computação
Katherine Bouman é doutora em Engenharia Elétrica e Ciências da Computação pelo MIT, além de ser professora assistente de Ciências da Computação na Caltech. Ela pesquisa métodos computacionais para geração de imagens e foi uma das responsáveis pela reprodução da primeira imagem de um buraco negro.
Mesmo sendo vítima de sexismo, ela foi responsável pela liderança e desenvolvimento do algoritmo que realizou o cruzamento e correção de dados obtidos usando o Event Horizon Telescope.
Durante a Segunda Guerra mundial foi desenvolvido o primeiro computador totalmente eletrônico e digital: o ENIAC. Seis mulheres foram selecionadas para trabalhar com ele: Kathleen McNulty, Mauchly Antonelli, Jean J. Bartik, Frances S. Holber, Marlyn W. Meltzer, Frances B. Spence e Ruth L. Teitelbaum.
O ENIAC pesava toneladas e ocupava um espaço de 180m², e como não havia software na época, elas manipulavam o computador manualmente, sendo as únicas que sabiam fazer o trabalho com excelência. Entretanto, infelizmente elas foram esquecidas com o tempo e não receberam o devido reconhecimento por seu trabalho.
Katherine nasceu no estado de Virgínia em 1918. Era uma menina prodígio e entrou no Ensino Médio com 10 anos e na faculdade com apenas 14. Ela cursou, em uma faculdade exclusiva para negros, todos os cursos de matemática ofertados. Foi umas das três pessoas a serem convidadas pela principal universidade do estado para obter um PhD em Matemática.
Em 1953, começou a trabalhar na NACA como “computador”, se destacando pelos cálculos matemáticos que fazia. Katherine foi a responsável pelos cálculos que levaram o primeiro homem ao espaço e pelos cálculos para o Programa Apollo que levaram o homem à Lua.
Freira, Mary Keller, formou-se em Matemática em 1943, e depois conseguiu um mestrado em Ciência e Física em 1953 em uma instituição católica. Trabalhou em uma oficina de Ciência da Computação em 1958, onde ajudou a desenvolver a linguagem de programação BASIC. Essa linguagem foi, por vários anos, usada para ensinar. Em 1965, Keller foi a primeira mulher a receber o título de doutora em Ciência da Computação pela Universidade de Wisconsin-Madison. Após esse título, ela abriu um Departamento de Ciência da Computação na Universidade Clarke. Ela viu anos à sua frente, ao prever a existência da inteligência artificial.
Hedy Lamarr foi uma atriz e inventora nascida na Áustria. Fugiu do marido - fabricante de armas - e foi para os Estados Unidos. A moça percebeu a facilidade que os torpedos da Marinha eram desviados do trajeto e, junto com o compositor George Antheil, criou uma tecnologia responsável por minimizar a interferência de sinais no trajeto das armas. Essa tecnologia é usada ,até hoje nas redes móveis, Bluetooth e Wi-fi.
Nascida no estado de Missouri, Dorothy estudou Matemática na Universidade Wilberforce em Ohio. Em 1943, ela entrou na NACA (agência espacial norte-americana antecessora da NASA) durante o período da Guerra Fria, no que aparentava ser um trabalho temporário como “computador humano”. Ela enfrentou diversos preconceitos dentro da agência por ser negra. Entretanto, ela se destacou e chegou a liderar um grupo de mulheres negras da NACA, algo nunca feito antes por uma mulher negra. Dorothy era especialista na linguagem de programação FORTRAN, usada nos computadores IBM para cálculos algébricos.