SOBRE

O ano é 2019. Foi tanta história até chegarmos às condições atuais, muita luta para que as mulheres pudessem adquirir direitos que aos homens, muito já se havia adquirido. Batalhas para votar, para frequentar certos ambientes, para praticar alguns esportes ou para trabalhar com aquilo que era desejado. Embora hoje as mulheres já tenham alcançado muito daquilo que era necessário, ainda há muita estrada a se percorrer.

O mundo da ciência já foi incrivelmente marcado por mulheres brilhantes, de grandiosa inteligência, contudo, pouco se ouve de suas histórias e descobertas. Em decorrência, por exemplo, da época em que viviam, muitas vezes ainda machistas, uma boa parte destas cientistas tiveram sua face coberta por algum homem que trabalhava ao seu redor.

A menor atenção dada anteriormente à presença feminina nas áreas de matemática, física, computação, dentre outras, exerce forte influência na vida de garotas e mulheres de hoje. Fazer uma escolha de carreira pode ser considerado complicado, uma vez que ao escolher um curso na esfera de ciências exatas, a mulher pode diversas vezes escutar que aquilo não é uma profissão para seu sexo, ou que seu lugar não é aquele. Somado à falta de representatividade na área, várias acabam se afastando daquele desejo e seguindo outro caminho.

A ideia de um site sobre mulheres extraordinárias que tiveram grandes feitos na esfera científica foi justamente com o propósito de manter vivo o legado dessas grandes descobertas e destas grandes pesquisadoras, além de expor e divulgar mais do trabalho delas àquelas que ainda virão. É poder dar às novas mentes femininas um espelho, uma forma de representatividade para que elas possam saber que o lugar delas é sim qualquer um que elas bem escolherem.

O Elas na Ciência foi uma iniciativa criada por participantes do projeto Bytes & Elas, que buscam divulgar um pouco mais da área de computação e atrair mais garotas para a mesma.

QUEM FAZ

Aqui temos algumas informações sobre as garotas que trouxeram esta página para a realidade. Um pouco sobre estas estudantes, pesquisadoras e desenvolvedoras.

Instituições Participantes