O computador adentrou os lares brasileiros de forma incontrolável a partir dos anos 2000, quando popularizou a venda. Inicialmente era todo branco, gigantesco, com um processador de 200 Mhz, com leitor de CD e kit multimídia. Fazia-se pouco com aquilo, rodando MS-DOS e Windows 95. O uso do computador se intensificou com o surgimento da internet. A internet possibilitou abrir portas do mercado de trabalho, diversas novas vagas de emprego surgiram por causa dela.
Os benefícios que as novas tecnologias geram são inúmeros e se estendem a cada um dos setores sociais, desde a área empresarial até a da saúde.
COMERCIAL: O e-commerce envolve o desenvolvimento e manutenção de sistemas de comércio eletrônico, como os utilizados nos grandes sites de varejo, por exemplo. A comodidade de comprar online, receber o produto sem sequer precisar sair de casa é um ponto bastante positivo. A facilidade de comparar preços e pagar um valor mais justo só existe por causa da internet.
SAÚDE: A saúde sempre foi uma área com muita pesquisa. Os aparelhos que usamos hoje, nos mostram onde um osso foi quebrado, onde possamos estar feridos, mostram os componentes do sangue e suas proporções, e quanto isto afeta em nosso bem estar, além das cirurgias feitas por braços mecânicos.
ESPORTES: Atletas com diferentes deficiências conseguem ter uma vida normal, praticar esportes e participar de grandes competições, conquistando, inclusive, resultados comparados aos de um atleta sem necessidades especiais.
exemplo: Este é o caso do alemão Markus Rehm, cuja perna foi amputada na adolescência após um acidente de barco. Em 2015, ele conseguiu a marca de 8,40 m no salto à distância utilizando uma prótese de fibra de carbono.
EDUCAÇÃO: Os educadores estão cada vez mais desenvolvendo estratégias de ensino com aplicativos ou softwares para atividades extracurriculares, tornando a aprendizagem mais dinâmica e divertida. Tablets e smartphones são aparelhos que também facilitaram o ensino a distância por meio do e-Learning, quebrando as antigas barreiras geográficas para o acesso à educação.
EMPRESARIAL: A gestão empresarial está cada vez mais simplificada e de fácil compreensão. O desenvolvimento de softwares hospedados em nuvem, por exemplo, permite armazenar e administrar dados importantes, ajudando os gestores a ter um maior controle do que acontece em seu empreendimento.
COMUNICAÇÃO: redes sociais (Whatsapp, Telegram, Facetime, Discord, Skype, etc), os próprios telefones celulares (os telefones fixos estão desaparecendo)
ENTRETENIMENTO/NOTÍCIAS: Netflix, games (em celulares, computadores, consoles), redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIN…)
A necessidade de se ter mais mulheres na ciência da computação não é só uma questão de equidade de gênero, mas também econômica. O número de cursos de computação cresceu 586% nos últimos 24 anos no Brasil. Já o percentual de mulheres matriculadas nesses cursos passou de 34,8% para 15,5%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Ou seja, se a computação têm se tornado apoio para todas as áreas, por que a mulher não está devidamente representada?